Cursos de Extensão da UNICAMP - IoT

Os cursos de extensão da UNICAMP são um importante ponto de conexão da Universidade com a sociedade, que dentro do conceito de educação continuada, atendem a um perfil heterogêneo de pessoas. Desde pessoas para as quais estes cursos são a única possibilidade de ter acesso à Universidade até profissionais que procuram oportunidades para reciclar e atualizar seus conhecimentos em áreas específicas.

INF505 - Introdução às Redes de Dados sem Fio

Carga Horária: 18 horas.

Ementa: Apresentar ao aluno os conceitos básicos de sistemas sem fio, direcionado para projeto, abordando conceitualmente: camada física e MAC. Analisar sistema de antenas e as condições de propagação em diferentes ambientes. Realizar o linkbudget (balanço de potência) para o projeto de rede de dados sem fio, considerando: antena, meio de comunicação, potência de transmissão, sensibilidade. Estudar redes locais sem fio. Realizar experimentos com redes reais em laboratório.

Objetivo: Estudo dos conceitos básicos de redes sem fio e as principais tecnologias que as implementam.

FEE225 - Internet das Coisas - Metodologia para desenvolvimento de projetos IoT

Carga Horária: 30 horas.

Ementa: O curso é estruturado seguindo as fases da Metodologia das Três Fases (M3F) de desenvolvimento de projetos para IoT, envolvendo o desenvolvimento um projeto IoT completo empregando uma placa didática e ambientes de desenvolvimento de firmware e software. O curso é composto dos seguintes tópicos: (1) Análise do negócio: visa identificar propósito, regras, especialistas e coisas envolvidas no negócio em que a aplicação de IoT está inserida; (2) Definição dos requisitos: o aluno levantará os requisitos do projeto IoT proposto, utilizando um modelo de referência de seis níveis: exibição, abstração, armazenagem, borda, conectividade e nó local. Serão discutidas técnicas para captura e tratamento de grandezas, tecnologias de comunicação sem fio, formas de armazenamento, e estratégias de abstração de dados (incluindo uma introdução às técnicas de inteligência artificial e de mineração de dados) e de exibição de resultados na Internet; (3) Implementação: o projeto da aplicação de IoT será implementado através da Plataforma IoT Oficina, empregando a placa didática composta de micro-controlador e firmware em C e Python.

Objetivo: Ensinar a profissionais de diferentes áreas a Metodologia das Três Fases (M3F) para o desenvolvimento de projetos de IoT, criada na UNICAMP e publicada na revista IEEE Communications Magazine em novembro de 2019. Essa metodologia divide um projeto de uma aplicação de IoT em três fases: análise do negócio, levantamento dos requisitos e implementação. O aluno participará de aulas de forma ativa, desenvolvendo um projeto real de IoT, utilizando um ambiente Web dedicado para criar projetos e uma placa didática, permitindo a consolidação dos conceitos de IoT.

RSSF para IoT

Carga Horária: 30 horas.

Curso ainda a ser disponibilizado pela UNICAMP. Deixar em o conteúdo em branco para futuro preenchimento.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba
nossas novidades!

Inscreva-se

Open chat